Whey Protein Concentrado, Isolado ou Hidrolisado?

Na década de 70 houve um expressivo crescimento nos métodos de preparação e uso de hidrolisados protéicos, tanto com finalidades clínicas e nutricionais como para a melhoria de propriedades funcionais de proteínas e alimentos de base protéica, dentre eles, destacam-se os preparados a base de proteínas do soro do leite ou whey protein 

wheyprotein

O Whey Protein em geral é produzido a partir do soro do leite. Diferentes processos de filtragem retiram a água e a maior parte das gorduras e carboidratos, obtendo um produto de alta concentração proteica. As diferenças entre os tipos de Whey Protein são, portanto, diferenças no processo de filtragem – que pode ser mais simples ou mais complexo.

 

Whey Protein Concentrado é uma opção mais em conta financeiramente falando, já que o seu custo para elaboração é mais baixo, pois, passa apenas por um processo de filtragem leve. Dessa forma, sua concentração de proteínas é ligeiramente menor (varia entre 25% e 89%) que a dos demais tipos de Whey Protein. Além disso, na sua composição é possível encontrar mais gorduras e carboidratos, além da lactose.

 

Whey Protein Isolado passa por uma filtragem mais longa e elaborada, de modo que a sua concentração de proteínas é maior (entre 90% e 95%). Os demais elementos do leite são encontrados em proporções ainda menores, com quantidades desprezíveis de gorduras e carboidratos. A lactose é praticamente inexistente. É digerido muito mais facilmente, de modo que as proteínas presentes nesse suplemento são mais rapidamente absorvidas do que as do Whey Protein Concentrado.

 

Whey Protein Hidrolisado além de passar por uma filtragem minuciosa, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O resultado é um suplemento de proteína ainda mais puro, com praticamente nenhuma gordura ou carboidrato. Além disso, as moléculas quebradas são absorvidas de modo ainda mais rápido.

 

A verdade, porém, é que cada um deles serve a propósitos ligeiramente diferentes e, além disso, cada um se encaixa melhor na vida de cada pessoa.

Deixe seu comentário.