Terapia Nutricional domiciliar: perspectivas futuras

 

Para gerenciar adequadamente os pacientes tratados em casa, se fazem necessárias mudanças na forma de educação e treinamento oferecida aos familiares e/ou cuidadores. Outros tipos de apoio e suporte técnico a essas pessoas devem ser identificados e satisfeitos para que assim os mesmos proporcionem cuidados de qualidade aos pacientes no domicílio.

Em 2013, Tappenden et al, sugeriram colocar em prática uma abordagem baseada em um plano de cuidados nutricionais pós-hospitalização que leva em conta chamadas telefônicas pós-hospitalização com o objetivo de assegurar a continuidade dos cuidados com os pacientes em Nutrição Enteral Domiciliar (NED). Também relatam a importância de revisar a formação dos profissionais, devido à ausência de formação adequada na graduação e na pós-graduação no que diz respeito às habilidades e competências, além da falta de educação para melhoria contínua. 

Encontra-se ainda a necessidade de apoio ao engajamento de sociedades afins à Terapia Nutricional Domiciliar, além de políticas e diretrizes em saúde pública que possam garantir o fornecimento da NED como parte do plano de cuidados desses pacientes.

 

Fonte: Tappenden KA, et al. Critical role of Nutrition in improving quality of care. J Acad Nutr Diet . 2013; 113(9): 1219-37.

Deixe seu comentário.