Sal por todos os lados!

 

O sal está em exagero nos pratos brasileiros. Pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o consumo de sódio no país por pessoa é de até 5 gramas diárias – maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de, no máximo, 2 g por dia. Para crianças, as quantidades de sal devem ser ainda menores. Crianças de 1 a 3 anos, o consumo seguro é de, no máximo, 1 g (1.000 miligramas) por dia e crianças de 4 a 8 anos, podem consumir um pouco mais, 1,2 g por dia.


saltodoslados


Todo alimento industrializado contém sódio na sua composição, já que os conservantes são feitos à base dessa substância. O que significa que suco de caixinha, salsicha, biscoito, refrigerante, pão de queijo congelado e todos os outros tipos de produtos que já vêm prontos ou semi-prontos têm sódio em sua composição.

Os níveis de açúcar, calorias e sódio nos refrigerantes são muito elevados, e o sódio está também em corantes usados nas gelatinas e em adoçantes artificiais. Consumir alimentos naturais reduz muito o consumo diário de sódio.

De olho nos rótulos
O primeiro passo importante para eliminar excessos é prestar bastante atenção nos rótulos. A variação do teor de sódio para um produto semelhante de diferentes marcas pode ser bem grande. Outra mudança deve vir dentro de casa. O hábito de colocar um saleiro em cima da mesa na hora das refeições leva a um descontrole.

Estudos têm demonstrado que o uso de sal refinado na comida leva a chances de hipertensão na vida adulta, principalmente se o hábito for adquirido na infância. 

O destaque entre os campeões de sódio é o macarrão instantâneo, que quando misturado com o tempero que vem na embalagem, leva a quantidade de sódio máxima que um adulto deveria comer num dia.

O sal light, realmente, tem uma proporção bem menor de sódio em sua composição. Ele geralmente apresenta metade da quantidade de sódio presente na versão tradicional. Portanto, é importante saber que o usuário não deve utilizar o dobro da quantidade do sal light em relação ao comum, pois estará excedendo o consumo de sódio da mesma forma.

Se o indivíduo com hipertensão utilizá-lo com cautela pode ser uma boa estratégia de diminuição de sódio na dieta. O seu uso pode ser contra indicado para pacientes com insuficiência renal por causa da elevada quantidade de potássio que possui.

Fique de olhos bem abertos!

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