Nutrição Enteral Domiciliar: tolerância, segurança e eficácia

 

 

Há mais de duas décadas estão disponíveis recursos completos para a prática da Nutrição Enteral no Brasil que incluem dietas prontas para uso com composição definida e permitem uma terapia nutricional enteral segura e confiável, com qualidade e controle, tanto no ambiente hospitalar quanto no domicílio.

A idéia de que as dietas artesanais são mais baratas quando comparadas com as dietas enterais industrializadas é defendida por muitos. No entanto, há evidências de que com as dietas artesanais a contaminação pode ser maior, assim como a instabilidade física e química por serem manipuladas. A densidade ideal de calorias e proteínas é difícil de alcançar, enquanto o perfil de macro e micronutrientes raramente atende a todas as exigências dos pacientes.

Para a seleção de dietas enterais, as fórmulas com densidade energética normal e com baixa osmolalidade são propostas para a maioria dos adultos e idosos que recebem Nutrição Enteral Domiciliar com boa tolerância. A maioria das fórmulas padrão satisfaz 100% da ingestão dietética de referência de vitaminas e minerais, quando fornecidas em volume adequado. De fato, as fórmulas enterais industrializadas apresentam mais tolerância, segurança e eficácia quando comparadas as dietas artesanais.

Deixe seu comentário.