Metade dos pacientes hospitalizados tem ingestão alimentar inadequada

Até 40% dos pacientes hospitalizados são afetados pela desnutrição relacionada à doença. A desnutrição leva a aumento dos custos de saúde, tempo prolongado de permanência para os pacientes e prognóstico desfavorável para os mesmos. Além disso, a desnutrição pode ser responsável pela mortalidade prematura em pacientes hospitalizados. A pesquisa mostrou que aproximadamente 31% de todos os pacientes hospitalizados podem ser considerados desnutridos ou em risco nutricional. 

PACIENTES-HOSPITAIS

Estudos anteriores de nutritionDay mostraram que a desnutrição é um grande problema de saúde que ainda recebe muito pouca atenção em hospitais e lares. A desnutrição, como tem sido demonstrado em muitos estudos, aumenta as taxas de infecção, afeta a cicatrização de feridas do paciente e também leva a complicações cardíacas.

NutritionDay é um projeto de ação em escala mundial, destinado a reduzir a desnutrição relacionada à doença entre pacientes hospitalizados e residentes de casas de idosos. O objetivo desse projeto é melhorar o conhecimento e a conscientização sobre a desnutrição relacionada à doença em instituições de saúde e melhorar, em geral, a qualidade dos cuidados nutricionais.

Os resultados foram publicados no The American Journal of Clinical Nutrition e demonstraram que 47% dos pacientes hospitalizados no mundo inteiro tem ingestão alimentar inadequada.

De acordo com os resultados, a proporção de pacientes que comeram uma refeição completa variou de 24,7 a 61,5% em todas as regiões do mundo. Os fatores que foram mais fortemente associados com a ingestão reduzida de alimentos foram: a ingestão reduzida durante a semana anterior, confinamento ao leito, ser do sexo feminino, ser mais jovem ou ter idade mais avançada e um baixo índice de massa corporal. O padrão de fatores associados foi homogêneo em todas as regiões do mundo.

 

Saiba mais em:

Schindler K, Themessl-Huber M, Hiesmayr M, Kosak S, Lainscak M, Laviano A, et al. To eat or not to eat? Indicators for reduced food intake in 91,245 patients hospitalized on nutritionDays 2006-2014 in 56 countries worldwide: a descriptive analysis. Am J Clin Nutr. 2016; 104(5):1393-1402.

Deixe seu comentário.