Mantenha a saúde antes, durante e após o Carnaval


São cinco dias de pura festa e agitação que se resumem em dançar, pular e se divertir. Porém, existem certos cuidados que devem ser tomados durante o Carnaval para manter-se saudável e não correr o risco de perder a festa:

 carnaval


Dê preferência aos alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas,  sempre dando preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia do corpo. Os foliões tem um gasto energético elevado, portanto, é importante não deixar de repor essa energia.

Consuma frutas ricas em potássio e em vitamina C (manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão), são essenciais para um bom trabalho muscular. O grupo também ajuda a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca. 

 

  • Couve, brócolis, couve-flor e repolho também auxiliam na desintoxicação do fígado.

 

  • A Melancia por ser uma fruta rica em água, é um boa pedida para a hidratação.

 

  • Fique atento na hora de consumir frutos do mar. Se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria.

 

  • Cuidado com alimentos vendidos na praia. Preste atenção nas condições de higiene e de conservação

 

  • Evite ingerir alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa.

 

  • Troque a fritura por qualquer grelhado ou assado.

 

  • Os temperos industrializados apresentam um alto teor de sódio e podem favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.

 

  • Cuidado com o sal. Como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida. 

 

  • Beba de 2 a 3 litros de água por dia.

 

  •  Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de maneira rápida. Mas não podem ser indicados a qualquer pessoa: pacientes com insuficiência renal devem evitar essas bebidas.

 

  • Água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.

 

  • Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado.

 

  • Sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido.

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