Inquérito Brasileiro sobre o estado nutricional atual da Terapia Nutricional Domiciliar

 


 

A SBNPE/BRASPEN criou um Comitê de Assistência Nutricional Domiciliar (CAND) para mapear como atuam diferentes profissionais de saúde frente a assistência nutricional domiciliar (AND) no Brasil. Uma das primeiras ações deste Comitê foi tentar melhorar a informação sobre a AND no país, envolvendo vários profissionais de saúde como o médicos, nutricionistas e enfermeiros, os quais fazem parte do serviço de Home Care.

No entanto, dados sobre como atuam esses profissionais no âmbito da terapia nutricional não são facilmente encontrados, porém, são muito necessários. Por meio da ferramenta Survey Monkey foi realizado um questionário que foi respondido por 582 profissionais de saúde, sendo a maioria nutricionistas (75%) e médicos (13,4%). Dentre os resultados obtidos foi encontrado,  a utilização da nutrição enteral (NE) de forma isolada em 82,4% dos casos ou em conjunto com a nutrição parenteral  (NP) em 16,3%. 

A NP isolada é fornecida por 1,2% dos profissionais participantes. Quase 60% dos participantes disseram que entregam orientações impressas em formulário próprio ou previamente impresso enquanto que outros apenas escrevem (31,6%) ou fazem orientação oral (8,5%) na hora da alta. A falta de agendamento para orientações nutricionais com o familiar/cuidador foi analisado em um pouco mais de 30% dos serviços. Todos os dados obtidos são importantes e merecem a atenção.

 

Deixe seu comentário.