Cuidados que devemos ter na ceia de Natal!

Com a chegada das festas de fim de ano os cozinheiros e cozinheiras de plantão já estão se preparando para surpreender toda a família na hora da ceia de natal. 

cuidados-ceia-de-natal

Porém, devem ficar atentos. Os cuidados começam na hora de comprar os ingredientes, é preciso estar atento com a embalagem do produto, que não pode estar danificada, sem refrigeração (no caso dos alimentos perecíveis), nem com a data de validade vencida.

 Outro cuidado é, no caso de compras em supermercados, deixar a carne como último produto a ser colocado no carrinho, para que fique o menor tempo possível fora da refrigeração. 

Além da carne, outros produtos da ceia de natal exigem atenção na hora da compra e do preparo para evitar danos à saúde. Um exemplo é a maionese. A Vigilância Sanitária tem como orientação evitar a maionese caseira. O frango desfiado, usado no salpicão, também não é bem visto por ser um produto muito manipulado. Esses dois alimentos, por exemplo, apresentam grande risco de contaminação.

 Os ovos crus ou mal preparados se transformam em uma grande fonte de contaminação por meio da bactéria conhecida como Salmonela, que causa a salmonelose, uma infecção intestinal.

 Por último, na hora de servir a ceia para a família, a dica é sempre colocar pouca quantidade à mesa, e ir repondo aos poucos para que os alimentos não se deteriorem.

 

Tendo alguns cuidados a mais no seu Natal, sua ceia ficará mais segura!

Deixe seu comentário.