Crianças ganham peso nas férias

Entre as crianças, a prevalência de sobrepeso e obesidade aumenta principalmente durante as férias de verão, não durante o ano letivo, segundo um novo estudo publicado no periódico Obesity.

criancas-obesas


Trata-se de um estudo com 18.170 crianças americanas, que foram acompanhadas entre 2010 e 2013. O peso e a altura das crianças foram medidas nas escolas em cada outono e primavera. Um modelo de crescimento multi-nível foi utilizado para estimar o crescimento no índice de massa corporal (IMC) médio, prevalência de sobrepeso e de obesidade durante cada verão e cada ano letivo.

Desde o início do jardim de infância até o final do 2º ano, a prevalência de obesidade aumentou de 8,9% para 11,5%, mas as taxas aumentaram apenas entre o final de um ano letivo e o início do próximo ano.

Da mesma forma, durante esses três primeiros anos de escolaridade, a prevalência de sobrepeso aumentou de 23,3% para 28,7%, com taxas aumentadas apenas durante as férias de verão, sugerindo que as políticas escolares destinadas a reduzir a obesidade infantil, como a prática de atividade física, fornecimento de almoços saudáveis ou a proibição de refrigerantes podem ser protetores.

A educação das crianças fora da escola é fundamental para manterem bons hábitos alimentares.

Saiba mais em: von Hippel PT, Workman J. From Kindergarten Through Second Grade, U.S. Children's Obesity Prevalence Grows Only During Summer Vacations. Obesity (Silver Spring). 2016; 24(11):2296-2300.

Deixe seu comentário.