Óleo de Krill nas doenças cardiovasculares

A ligação entre saúde e alimentação é mais relevante do que nunca. De fato, inúmeras pesquisas recentes confirmam o importante papel da dieta na prevenção de doenças cardiovasculares e seus fatores de risco, tais como, diabetes e obesidade que são dois graves problema de saúde pública.

A associação entre o consumo de frutos do mar e os seus efeitos benéficos para a saúde cardiovascular tem sido relatada em vários estudos epidemiológicos e clínicos. Estes efeitos são principalmente atribuídos a sua elevada quantidade de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (n-3 PUFA), especialmente ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA) com efeitos anti-inflamatórios e anti-oxidantes.

No entanto, peixes com benefícios nutricionais são notáveis no presente, e um interesse crescente é a prospecção e exploração de novas fontes naturais e alternativas de micronutrientes antioxidantes prontamente disponíveis e de baixo custo. Assim, muitos suplementos alimentares enriquecidos com micronutrientes antioxidantes surgiram em todos os departamentos.

O krill antártico (Euphausia superba), pequeno crustáceo do Oceano Antártico é a espécie eucarióticas mais abundantes dos oceanos, sua biomassa é estimada entre 125 e 700 milhões de toneladas, e assim conveniente para a pesca comercial. O óleo de krill contém uma elevada proporção de ácidos graxos ômega-3 ligados a fosfolipídios, assim, proporcionando uma melhor biodisponibilidade de AGPI n-3, a sua distribuição nos diferentes órgãos e sua incorporação em membranas celulares. Além disso, o óleo de krill contém um pigmento nóides da família astaxantina xantofilas, com notável atividade antioxidante agindo em sinergia com o EPA e DHA. Estes efeitos são mediados principalmente pelo aumento da produção de enzimas antioxidantes e a inibição da transcrição de enzimas que participam na produção de oxigênio reativo e espécies de nitrogênio (radicais livres), assim, contribuindo para a proteção cardiovascular.

 

Deixe seu comentário.